Descrição
Violar:
Aprendizagem e Ensino do Violão sob a dependência
sensível das condições iniciais.
...Obra
aberta e lúdica, de grande flexibilidade operacional,
o Violar é um método de violão que se
apresenta como alternativa aos adeptos da formação
musical integrada, consciente, ampla, estimulante, questionadora,
criativa e autônoma. É constituído por
cartões que codificam os parâmetros musicais,
a fonte sonora, os elementos motores, alguns procedimentos
de estruturação e outras funções.
Os cartões agenciam-se em montagens sobre um tabuleiro,
formando jogos com páginas virtuais e estratos dinâmicos,
todos regidos por regras e diretrizes, que viabilizam tanto
o ensino e o aprendizado dos fundamentos básicos do
violão quanto a musicalização do aprendiz.
...O
Violar propicia trabalhos de musicalização concomitantes
ao de conhecimento do instrumento e ao de adestramento motor,
na busca de organicidade na evolução técnica
e musical. Estimula nos estudantes a busca por um estilo próprio
desde o primeiro momento, com a construção de
um percurso individualizado.
...Permite
corrigir desequilíbrios provocados por metodologias
puramente mecânicas, predominantemente teóricas
e áudio-empíricas, com práticas que abordam
e complementam apenas os aspectos defasados do aprendizado,
respeitando os passos já percorridos pelo aluno.
...Privilegia
o adestramento motor, desde o primo toque, com movimentos
voluntários, além de graduar os tempos de captura
dos elementos lidos com a hierarquização e fixação
dos processos de identificação, localização
e realização. Favorece, com isso, já
no início do aprendizado, a compreensão e a
autonomia na escolha dos dedilhados.
...Admite
que o aprendiz treine, numa progressividade personalizada,
desde o movimento motor mais simples, desde a estrutura musical
mais elementar, desde a região mais confortável
do instrumento, até seus antagônicos mais complexos
e intrincados, sem perder o foco nem a essência de cada
proposta.
...Viabiliza
as práticas de leitura à primeira vista e o
conhecimento do instrumento em qualquer sistema musical temperado
– seja ele tonal, modal ou atonal –, em texturas
monódicas, homofônicas, polifônicas e campos
sonoros, a partir de estruturas escalares ou seriais, dispostos
de maneira diatônica ou pontilhista, e em variados espectros
sonoros.
...Disponibiliza
aos estudantes, desde o primeiro contato com o instrumento,
elementos para a composição musical com propostas
de improvisações compatíveis com cada
nível de desenvolvimento técnico.
...Permite
o agenciamento de múltiplas graduações
técnicas e musicais ao mesmo tempo, fatores esses que
viabilizam aulas em grupo – com enfoque individualizado
– para alunos em diferentes estágios de desenvolvimento
e formação. Torna exeqüíveis estratégias
musicais para a realização do repertório
tradicional. Dispõe mapeamentos do instrumento de forma
interativa e revela a sintaxe motora mais adequada para compositores
não-executantes, mas desejosos de escrever para o violão.
...Assegura,
sem distinção e com igual eficiência,
o mesmo material didático para as variadas situações
de trabalho – estágio iniciante ou iniciado;
estilo popular ou erudito; nível básico ou avançado;
aprendiz criança ou adulto; linguagem tradicional ou
contemporânea; aulas individuais ou em grupo; guias
para o professor ou aluno – e também para os
variados objetivos, tais como: improvisação
e/ou criação; educação musical
e/ou performance instrumental.
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