Descrição

Violar: Aprendizagem e Ensino do Violão sob a dependência sensível das condições iniciais.

...Obra aberta e lúdica, de grande flexibilidade operacional, o Violar é um método de violão que se apresenta como alternativa aos adeptos da formação musical integrada, consciente, ampla, estimulante, questionadora, criativa e autônoma. É constituído por cartões que codificam os parâmetros musicais, a fonte sonora, os elementos motores, alguns procedimentos de estruturação e outras funções. Os cartões agenciam-se em montagens sobre um tabuleiro, formando jogos com páginas virtuais e estratos dinâmicos, todos regidos por regras e diretrizes, que viabilizam tanto o ensino e o aprendizado dos fundamentos básicos do violão quanto a musicalização do aprendiz.

...O Violar propicia trabalhos de musicalização concomitantes ao de conhecimento do instrumento e ao de adestramento motor, na busca de organicidade na evolução técnica e musical. Estimula nos estudantes a busca por um estilo próprio desde o primeiro momento, com a construção de um percurso individualizado.

...Permite corrigir desequilíbrios provocados por metodologias puramente mecânicas, predominantemente teóricas e áudio-empíricas, com práticas que abordam e complementam apenas os aspectos defasados do aprendizado, respeitando os passos já percorridos pelo aluno.

...Privilegia o adestramento motor, desde o primo toque, com movimentos voluntários, além de graduar os tempos de captura dos elementos lidos com a hierarquização e fixação dos processos de identificação, localização e realização. Favorece, com isso, já no início do aprendizado, a compreensão e a autonomia na escolha dos dedilhados.

...Admite que o aprendiz treine, numa progressividade personalizada, desde o movimento motor mais simples, desde a estrutura musical mais elementar, desde a região mais confortável do instrumento, até seus antagônicos mais complexos e intrincados, sem perder o foco nem a essência de cada proposta.

...Viabiliza as práticas de leitura à primeira vista e o conhecimento do instrumento em qualquer sistema musical temperado – seja ele tonal, modal ou atonal –, em texturas monódicas, homofônicas, polifônicas e campos sonoros, a partir de estruturas escalares ou seriais, dispostos de maneira diatônica ou pontilhista, e em variados espectros sonoros.

...Disponibiliza aos estudantes, desde o primeiro contato com o instrumento, elementos para a composição musical com propostas de improvisações compatíveis com cada nível de desenvolvimento técnico.

...Permite o agenciamento de múltiplas graduações técnicas e musicais ao mesmo tempo, fatores esses que viabilizam aulas em grupo – com enfoque individualizado – para alunos em diferentes estágios de desenvolvimento e formação. Torna exeqüíveis estratégias musicais para a realização do repertório tradicional. Dispõe mapeamentos do instrumento de forma interativa e revela a sintaxe motora mais adequada para compositores não-executantes, mas desejosos de escrever para o violão.

...Assegura, sem distinção e com igual eficiência, o mesmo material didático para as variadas situações de trabalho – estágio iniciante ou iniciado; estilo popular ou erudito; nível básico ou avançado; aprendiz criança ou adulto; linguagem tradicional ou contemporânea; aulas individuais ou em grupo; guias para o professor ou aluno – e também para os variados objetivos, tais como: improvisação e/ou criação; educação musical e/ou performance instrumental.